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segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Programação cultural de 5 a 10 de fevereiro de 2019 no Centro Cultural Dragão do Mar em Fortaleza

[TEMPORADA DE ARTE CEARENSE] [TEATRO DA TERÇA]Marlene - Dissecação do corpo do espetáculoNo Barraco da Constñncia Tem!

arquivo google

Esse trabalho surge como o desenvolvimento de um reprocesso das peças Pra ser Marlene (2010) e Marlene (2011) e do Projeto Adriana (2013), dirigidos por HonĂłrio FĂ©lix e com Robson Levy como intĂ©rprete, alĂ©m das proposiçÔes Marlene ensaio (2015), Marlene sobre ruĂ­nas ou Uma elegia para Odete (2015) e Marleen class – Workshop com Sandra MĂŒller (2016). Tendo o termo EspetĂĄculo como um conceito a ser discutido atravĂ©s de uma dissecação, essa montagem surge como um lançar de questĂ”es acerca da construção do teatro no ocidente, de modo a produzir estratĂ©gias de fazer perceber as dominaçÔes imbricadas no nosso fazer artĂ­stico.

OBS.: Às segundas-feiras, o Centro DragĂŁo do Mar de Arte e Cultura nĂŁo abre cinema, cafĂ©s, museus, Multigaleria e bilheterias.

[TEMPORADA DE ARTE CEARENSE] [TEATRO DA TERÇA]
Marlene - Dissecação do corpo do espetåculo
No Barraco da ConstĂąncia Tem!

Esse trabalho surge como o desenvolvimento de um reprocesso das peças Pra ser Marlene (2010) e Marlene (2011) e do Projeto Adriana (2013), dirigidos por HonĂłrio FĂ©lix e com Robson Levy como intĂ©rprete, alĂ©m das proposiçÔes Marlene ensaio (2015), Marlene sobre ruĂ­nas ou Uma elegia para Odete (2015) e Marleen class – Workshop com Sandra MĂŒller (2016). Tendo o termo EspetĂĄculo como um conceito a ser discutido atravĂ©s de uma dissecação, essa montagem surge como um lançar de questĂ”es acerca da construção do teatro no ocidente, de modo a produzir estratĂ©gias de fazer perceber as dominaçÔes imbricadas no nosso fazer artĂ­stico.

Contemplado no Edital Incentivo Ă s Artes 2015, a peça Marlene – dissecação do corpo do EspetĂĄculo (2016), conta com 20 apresentaçÔes em seu currĂ­culo em espaços como a Casa da Esquina (sede dos grupos Teatro MĂĄquina e Grupo Bagaceira de Teatro), o Teatro DragĂŁo do Mar, o Teatro Sesc Emiliano Queiroz, o Theatro JosĂ© de Alencar e o Teatro Marcus Miranda do Centro Cultural Grande Bom Jardim.

Sinopse
HistĂłrias de dominação sobre a nossa subjetividade. QuestĂ”es em torno da figura do artista. Teatros hegemonicamente constituĂ­dos como convençÔes. Cidades fora do mapa. MemĂłria dos palcos e inĂșmeros fantasmas. Um universo de invocação dos mitos transmutado a uma profanação que aciona e narra as crises do fazer teatral no ocidente, produzindo na cena o termo EspetĂĄculo como um corpo a ser dissecado.


Dias 5, 12, 19 e 26 de fevereiro de 2019, às 19h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Classificação etåria: 16 anos.

Contato: Honório Félix 85 99707.1818 | honorio.felix@hotmail.com


► [TEMPORADA DE ARTE CEARENSE] [DANÇA EXPERIMENTAL]

O programa Dança Experimental, da Temporada de Arte Cearense, caracteriza-se por ser uma pequena mostra de trabalhos inĂ©ditos de carĂĄter experimental ou em construção, com foco no apoio a novos artistas, grupos e companhias e na formação continuada de plateia adulta para as artes cĂȘnicas. Em fevereiro, participam da mostra "AtĂ© onde as pessoas podem entrar", de William Ângelo; "Quantas danças dura um cafĂ©?", de Thiago Torres; "This is an Emergency", de Wellington Gadelha; e "Lar", do Grupo Laboral Crew.

"AtĂ© onde as pessoas podem entrar", de William Ângelo

O projeto se originou de uma experimentação coletiva em tempo real, atravĂ©s de jogos corporais que ajudaram construir cena, dentro de um ateliĂȘ de dança ContemporĂąnea, ocorrido no ano de 2017 no Centro Cultural Bom Jardim. O ateliĂȘ tinha como um dos objetivos despertar nos alunos, a intĂ©rprete-criação em dança.

A composição propĂ”e refletir o tempo "O tempo nĂŁo para, mas o corpo pede tempo". As maneiras que ele pode ser destacado, gerar plasticidade, como pode nos sufocar, outrora parar, nĂŁo passar, acelerar enchendo de coisas ao ponto de se perder o controle, e como tambĂ©m pode se dilatar quando nos faz passar por experiĂȘncias estĂ©ticas que nos desafiam, fazem o corpo tremer, gerando afetos.

Sinopse
Trabalho traz atravĂ©s de composiçÔes de movimentos em Dança Urbana, a mĂĄxima de como o tempo pode afetar o corpo, pessoas, espaço. De que existe um tempo para tudo, que por hoje podemos chegar atĂ© certo ponto, ou seguir fluindo por  pessoas, lugares, situaçÔes, espaço. "O tempo nĂŁo para, mas o corpo pede tempo".

Contato: William Ângelo 996671404 | terapiando19@gmail.com


"Quantas danças dura um café?", de Thiago Torres

Quantas danças dura um CafĂ©? Ă© um trabalho que parte da vontade de reencenação na obra CafĂ© Muller (Pina Bausch,1978). Entre dança e pensamento, gestos e discursos, entrelaçam-se o plĂĄgio, a citação, a inspiração e a referĂȘncia no desejo de querer dançar aquilo que nunca foi; de uma vontade que nunca serĂĄ.

Contato:  Thiago Torres (85) 3257-4415 | (85) 3227-5743 | (85) 98672-0715 | thiago_mtorres@hotmail.com | thiagotorres021@gmail.com


"This is an Emergency", de Wellington Gadelha

This is an emergency consiste numa experimentação em dança em diålogo com elementos da arte sonora, sons experimentais e das materialidades como construtora de texturas corporais e camada afetiva.

This is an emergency Ă© um disparo narrativa que propĂ”e, a partir das corporeidades e visualidades do corpo em experiĂȘncia com outras linguagens, trazer em sua poĂ©tica, urgĂȘncias e discursos polĂ­ticos que ampliam nossa potencialidade expressiva frente Ă  conjuntura atual.

Sinopse
This is an emergency Ă© um disparo experimental que, a partir do corpo na dança em diĂĄlogo com elementos da arte sonora, experimental e algumas materialidades, investiga modos de construir corporeidades, narrativas e visualidades frente Ă s urgĂȘncias e discursos polĂ­ticos atuais.

Ficha técnica
Concepção e dança: Wellington Gadelha
Imagem e projeção: Priscilla Sousa
Desenho e texturas sonoras: Eric Barbosa

Contato: Wellington Gadelha (85) 98803-8663 | (85) 99631-6668 gadelhafarias@gmail.comwellingtongouveia@hotmail.com

"Lar", do Grupo Laboral Crew

Inquieto por questĂ”es que tratam sobre o lugar onde moramos, o proponente resolveu investigar como isso se daria junto com imagens estĂ©ticas que permeiam sua vida artĂ­stica hĂĄ alguns anos. Essas imagens tratam-se de peças de roupas distribuĂ­das de vĂĄrias formas pelo espaço, e pessoas tendo suas crises no meio disso tudo. EntĂŁo ousou apostar nessa estĂ©tica pensando em corpos atravessados pelas danças urbanas que Ă© o meio onde trabalha. O trabalho se constitui sob pesquisas de movimentos corporais com a utilização de peças de roupas buscando transpor a vivĂȘncia de cada corpo em seu ambiente familiar para a cena. LAR estĂĄ para alĂ©m da leitura de uma casa. Em cena, os intĂ©rpretes-criadores expĂ”em fatos recorrentes de suas vidas atravĂ©s de um jogo de composição entre os objetos cĂȘnicos gerando outros olhares sob os corpos urbanos.

Sinopse
LAR trata-se de uma abordagem contemporùnea sobre os fatos pessoais de cada intérprete, gerando novas formas aos corpos urbanos, atravessados por suas crises. Criando através da utilização de peças de roupas questÔes sobre o ambiente familiar.

Corpo Técnico
Erick Flor - Direção
Rickson Barros - Produção
William Ângelo - IntĂ©rprete-criador
Jacqueline Vitorino - Intérprete-criadora
Mylena Braga - Intérprete-criadora
Ezio Flor - Intérprete-criador
Wogne Duarte - Intérprete-criador
Isabela Cristina - Intérprete-criadora
Haylton Sousa - Intérprete-criador

Contato: Erick Flor (85) 99997-9669 | (85) 98931-5689 | ericksilva337@gmail.com laboralcrew@gmail.com


Dias 6, 13, 20 e 27 de fevereiro de 2019, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Classificação etåria: 14 anos.

► [TEMPORADA DE ARTE CEARENSE] [QUINTA COM DANÇA]
A dança nossa de cada dia
Silvia Moura

O espetĂĄculo versa sobre o CUIDAR e marca a busca da artista pelo encontro. Um solo povoado onde o pĂșblico Ă© convidado a compor a cena, cuidar, se emocionar e refletir com a artista. HĂĄ ainda uma pesquisa dramatĂșrgica que bebe do improviso proposto por Silvia em sua Dança Desabafo, termo criado por ela para classificar seu processo criativo.

Mais uma dança, mais um mergulho para um canto de mim, mais um encontro entre mim e outros. Dançar é assim: comigo e com o outro. Mais um desejo de transbordar os limites do jå dançado, mais um questionamento compartilhado, mais um lixo dividido e salvo, mais um pouco de mim vazado. Salvo o que sobra para refazer meu CORPO e habitar a CIDADE. E de mim transbordo.

Sinopse
Mais uma dança, mais um mergulho para um canto de mim, mais um encontro entre mim e outros. Dançar é assim: comigo e com o outro. Mais um desejo de transbordar os limites do jå dançado, mais um questionamento compartilhado, mais um lixo dividido e salvo, mais um pouco de mim vazado. Salvo o que sobra para refazer meu CORPO e habitar a CIDADE. E de mim transbordo.



Sobre a artista
Artista do corpo interessa-se pelas interfaces entre as linguagens artĂ­sticas. Atua em dança-teatro desde 1974, quando iniciou estudos em dança e dança clĂĄssica com a Maitre Ana Virginia Valente – Fortaleza/CearĂĄ. No movimento de Teatro amador com o Professor Ivonilson Borges em 1987. Tendo sido Presidente da FESTA-Federação de Teatro Amador do CearĂĄ nos perĂ­odos de 1990 /1991 e 1992/1993. Realizando vĂĄrios projetos - ESCOLA ENSINA EM CENA - Teatro de Rua contra AIDS - CENAS EM CELAS ABERTAS- SE CUIDA GALERA (GAPA-CE).


Dias 7, 14, 21 e 28 de fevereiro de 2019, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Classificação etåria: Livre.

Contatos: 85 98851-8806 | 99645-6689 | emcrise@hotmail.com

► [TEATRO] Obrigado, Senhores
George Hudson

Uma viagem do ator em suas pesquisas no universo ''BethĂąnico''. Santo Amaro, Mar,IemanjĂĄ, InfĂąncia, FĂ©, OpiniĂŁo, Romances, Nossa Senhora, Oxum, MĂșsicas, Caetano, IansĂŁ, Dona CanĂŽ tudo costurado com poesias de Fernando Pessoa, AntĂŽnio Bivar, JosĂ© RĂ©gio entre outros. Uma homenagem BethĂąnica aos 50 anos de carreira da Dona da Voz. AtravĂ©s de mĂșsica e poesia conta a histĂłria da Cantora Maria BethĂąnia desde de seu nascimento em Santo Amaro, sua vida em Salvador, a explosĂŁo no teatro opiniĂŁo, atĂ© sua consagração como cantora.

Ficha Técnica
Direção: George Hudson
Elenco: George Hudson e Ruan Rodrigues
MĂșsico: Ruan Rodrigues
Concepção CĂȘnica: George Hudson
Luz: Lucas Alexandre
Preparação Corporal: Willian Axel
Preparação Vocal: Angela Moura
Criação e produção: George Hudson
Assessoria: Geroge Hudson
Produção: George Hudson e Jorge Lopes
Fotos: Jorge Lopes

Dias 8, 15 e 22 de fevereiro de 2019, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Classificação etåria: 12 anos.

Contato: hudsonsantiago@hotmail.com | 85 99634.1223

► [EDUCATIVO MAC-CE] Conversa Cultural Papo de OrĂ­
Mediação: Rayssa Pessoa
Convidados: Paulo Winz, Gustavo Costa e Kennedy Tapeba

A proposta Ă© estabelecer um diĂĄlogo intercultural religioso entre os convidados Paulo Winz, Gustavo Costa e Kennedy Tapeba e o pĂșblico, para aprendermos e compartilharmos as experiĂȘncias religiosas, artĂ­sticas e fotogrĂĄficas com as lideranças indĂ­genas na perspectiva de encontro com a nossa ancestralidade.

Dia 9 de fevereiro de 2019, às 16h, no Museu de Arte Contemporùnea do Cearå (MAC-CE). Acesso gratuito. Classificação etåria: Livre.

[TEATRO INFANTIL] Mariquinha Maricota
Bilu Bila e Cia - Grupo de Teatro e Palhaços do Cearå

O espetĂĄculo narra a saga do jovem ZĂ© FulĂŽ em busca de salvar a sua amada Mariquinha Maricota das mĂŁos do perverso JoĂŁo Cravo Amarelo Amarelado do Olho de Peixe Morto. O cenĂĄrio Ă© o sertĂŁo nordestino com suas histĂłrias e seres fantĂĄsticos. Para encontrar a fonte da vida o nosso herĂłi terĂĄ que enfrentar vĂĄrios perigos e decifrar enigmas de figuras do nosso folclore como o Boi e a caipora. Muitas mĂșsicas, brincadeiras e bonecos permeiam o espetĂĄculo que esse ano completa dez anos de estrada.

Dias 2, 3, 9, 10, 16, 17, 23 e 24 de fevereiro de 2019, às 17h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Classificação etåria: Livre.

Contatos: Luciano Lopes (85) 98702.1973 | (85) 3285.8502 | (85) 99979.8513 | lucianocrato@yahoo.com.br

Maiores informaçÔes acesse: http://www.dragaodomar.org.br/

Fonte:

Luar Maria - Ascom DragĂŁo do Mar

Os destinos mais baratos para quem vai aproveitar o Carnaval no Brasil

Levantamento feito pelo maior buscador de viagens do mundo revela que passagens para Fortaleza estĂŁo 24% mais em conta do que no carnaval de 2018

arquivo veja
Por Tatiana Cunha
TĂĄ certo que o Carnaval neste ano sĂł acontece em março e parece longe, mas o fato Ă© que falta cerca um mĂȘs para a festa mais adorada pelos brasileiros de norte a sul do paĂ­s.

Se vocĂȘ pretende viajar e ainda nĂŁo fez planos, calma. Ainda nĂŁo hĂĄ motivos para se desesperar.

Mas tambĂ©m nĂŁo Ă© para desencanar e sĂł pensar nisso daqui a trĂȘs semanas, nĂ©? Minha dica Ă© reservar algumas horas deste final de semana (que deve ser de ainda mais calor), se trancar num canto com ar condicionado (ventilador ta valendo tambĂ©m) e buscar seu destino ideal para brincar o Carnaval.
A boa notĂ­cia Ă© que dos sete destinos nacionais mais procurados para a festa, para seis deles as passagens estĂŁo mais em conta do que no ano passado.

Os dados sĂŁo de uma pesquisa realizada no Ășltimo dia 18 pelo Kayak, o principal buscador de viagens do mundo, que levou em conta voos de ida e volta em classe econĂŽmica saindo de todos os aeroportos do Brasil.

Para chegar aos nĂșmeros, o buscador considerou os preços dos voos entre os dias 09 e 17 de fevereiro do ano passado e entre os dias 1o e 10 de março deste ano, que correspondem Ă  Ă©poca do Carnaval.

arquivo veja


O destino que viu maior queda no valor médio das passagens aéreas foi Fortaleza (foto acima). O bilhete para a capital cearence sai em média R$ 871, 24% mais barato do que custava para o Carnaval de 2018.

Outro destino super tradicional, Recife, ficou na segunda colocação. O valor médio da passagem para a capital pernambucana caiu 10% em relação ao ano passado e sai em média por R$ 1.066.

Os bilhetes aéreos para Belo Horizonte também tiveram queda para o Carnaval de 2019: 8%, em média. Uma passagem para a capital mineira custa cerca de R$655, em média.

Jå as passagens para Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo ficaram praticamente na mesma. Tiveram queda de 1% no valor médio. De acordo com a pesquisa feita pelo Kayak, um bilhete para quem quer curtir o Carnaval do Rio sai por R$ 866, em média. Para Salvador a passagem custa R$ 1.263 e para São Paulo, R$ 553.

O Ășnico destino que viu o preço das passagens aĂ©reas subir neste ano foi FlorianĂłpolis. O bilhete para a “Ilha da Magia” sai em mĂ©dia R$ 909 para o Carnaval de 2019, um aumento de 1% em relação a 2018.

Em seu levantamento, o buscador ainda pesquisou o valor mĂ©dio das diĂĄrias de hotĂ©is de trĂȘs e quatro estrelas nestas sete cidades.

Para chegar ao valor médio, foi feita uma média das dez opçÔes mais baratas de hotéis dentro da categoria indicada.
arquivo veja


Neste quesito, o destino mais em conta para quem não quer gastar demais e ainda se divertir no Carnaval é São Paulo, que oferece opçÔes para quem gosta do Carnaval de rua (foto acima) ou mesmo do desfile de escolas de samba.

O preço mĂ©dio de uma diĂĄria em hotel de trĂȘs estrelas na capital paulista Ă© de R$ 76. JĂĄ num hotel de quatro estrelas este valor sobe para R$ 173.

Na sequĂȘncia aparece Belo Horizonte, onde o valor de uma diĂĄria para um hotel de trĂȘs estrelas Ă© de R$ 99, em mĂ©dia, e de R$ 157 para um de quatro estrelas.

Em Fortaleza estes valores sĂŁo um pouco mais altos, mas nada absurdo: R$ 112 e R$ 285, respectivamente.

JĂĄ para quem quer curtir as inĂșmeras opçÔes do Carnaval no Rio de Janeiro, a diĂĄria mĂ©dia de um hotel de trĂȘs estrelas sai por cerca de R$ 172. Num hotel de categoria superior o valor Ă© de R$ 267, em mĂ©dia. Valores bem similares podem ser encontrados em Floripa: R$ 157 e R$ 317, respectivamente.

Em Salvador estes preços sĂŁo bem mais elevados: a diĂĄria em hotel de trĂȘs estrelas custa R$ 246, em mĂ©dia, e em hotel de quatro estrelas sai por R$ 422, em mĂ©dia.

Mas no quesito hospedagem as campeĂŁs sĂŁo Recife e sua vizinha Olinda. Por lĂĄ o preço mĂ©dio de uma diĂĄria em hotel de trĂȘs estrelas Ă© de R$ 358. JĂĄ num hotel de quatro estrelas este valor sobe para R$ 462.
Fonte: Veja

Turismo na Chapada Diamantina cresce 15% na alta temporada

Com alta movimentação datada desde o fim do ano, a alta temporada tem sido positiva na Chapada Diamantina. No segmento de ecoturismo, a regiĂŁo tem sido bem vista pelos turistas, com a ocupação hoteleira na casa de 75% atĂ© o momento. Dessa forma, o destino registra aumento de 15% no fluxo turĂ­stico em relação a igual perĂ­odo de 2018.

Praça Horåcio de Matos, em Lençóis. (Crédito: Thais de Abuquerque)
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agĂȘncias nacionais
As atraçÔes vão além da natureza, que, obviamente, é o grande destaque da Chapada Diamantina. São montanhas, rios, cachoeiras, grutas e cidades coloniais que enfeitam todo o roteiro.
Quanto ao perfil do pĂșblico nesta alta temporada, destaque para a expressiva presença de estrangeiros. Ao separar por nacionalidades, Ă© possĂ­vel identificar, principalmente, turistas franceses, ingleses, holandeses e argentinos. No caso dos brasileiros, os principais mercados emissores foram estados do Sudeste e Centro-Oeste. É o caso de SĂŁo Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Tocantins e Distrito Federal, revela a Setur-BA
Vale ressaltar que o aumento no fluxo turĂ­stico na Bahia como um todo foi previsto pela pasta. Segundo a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), aproximadamente  6 milhĂ”es de turistas devem visitar o estado neste verĂŁo. Para atender Ă  demanda, a Bahia teve aumento de voos extras  no verĂŁo.
Fonte: DiĂĄrio do Turismo

MacapĂĄ comemora 261 anos

Entre outras particularidades da cidade onde sĂł se chega de barco ou aviĂŁo, MacapĂĄ Ă© Ășnica capital brasileira cortada pela linha do Equador e banhada pelo rio Amazonas.

Marco Zero, ponto da cidade onde o mundo se divide em hemisfério norte e hemisfério sul. Foto: Mårcia do Carmo/Banco de Imagens MTur Destinos

Por Geraldo Gurgel
Macapå amanheceu em festa nesta segunda-feira (4), data de aniversårio da cidade, fundada em 1758 com celebração religiosa na Igreja Matriz de São José (1752-1761) e salva de tiros de canhÔes na Fortaleza de São José de Macapå, dois símbolos da capital localizada na margem esquerda do rio Amazonas. Não hå acesso de carro para quem viaja de outros estados. A ligação, a partir de Belém (PA), é feita de avião (uma hora de viagem) ou barco (24 horas), navegando entre as ilhas do arquipélago de Marajó.
MacapĂĄ Ă© conhecida como a cidade do meio do mundo. A imaginĂĄria Linha do Equador, que divide a terra nos hemisfĂ©rios norte e sul, Ă© bastante nĂ­tida na cidade. No estĂĄdio ZerĂŁo, os times de futebol dividem-se nos dois hemisfĂ©rios, sendo a linha de campo sobreposta Ă  do Equador. JĂĄ no monumento Marco Zero, onde a latitude Ă© de zero grau, os turistas divertem-se ao colocar um pĂ© do lado norte da Terra e outro no lado sul. TambĂ©m Ă© possĂ­vel equilibrar um ovo ou moeda onde passa a Linha do Equador. E, no equinĂłcio de verĂŁo (março) e outono (setembro), quando dias e noites tĂȘm exatamente 12 horas, os raios solares incidem perpendicularmente sobre o relĂłgio de sol do monumento.
Um dos atrativos da orla de MacapĂĄ Ă© o Trapiche Eliezer Levy, que tem um bondinho para transporte de turistas. O passeio avança mais de 400 metros sobre o rio Amazonas. O local era onde as embarcaçÔes aportavam e tem a chamada Pedra do Guindaste, com a imagem do padroeiro, SĂŁo JosĂ©. No calçadĂŁo ficam vĂĄrios quiosques com bares e restaurantes embalados ao som do marabaixo, ritmo amapaense de raiz africana. Aproveite para apreciar os sabores exĂłticos de sucos, doces, sorvetes e bombons de frutos e amĂȘndoas tĂ­picos da regiĂŁo, como o açaĂ­ e a castanha.
A cidade Ă© a mais prĂłxima da foz do Amazonas e protegida pela maior fortificação brasileira, construĂ­da no sĂ©culo 18, entre 1764 e 1782, em formato de estrela com muralhas de 15 metros de altura, para proteger o rio Amazonas. O passeio por dentro da Fortaleza de SĂŁo JosĂ© de MacapĂĄ e no Parque do Forte no entorno do monumento Ă© um dos principais atrativos da capital amapaense. É um marco cultural, arquitetĂŽnico e histĂłrico da cidade. A ĂĄrea verde conta com chafariz, anfiteatro e calçadĂŁo para caminhadas.
O Mercado Central Ă© outro ponto de interesse por abrigar eventos culturais e festivos da capital do AmapĂĄ. No local, o visitante tambĂ©m se familiariza com os produtos e hĂĄbitos alimentares tĂ­picos da floresta, com enorme variedade de peixes de ĂĄgua doce. JĂĄ a Casa do ArtesĂŁo Ă© o melhor local para conhecer e comprar o artesanato local com forte influĂȘncia indĂ­gena. Na feirinha externa, hĂĄ banquinhas de comidas tĂ­picas como o tacacĂĄ (iguaria da regiĂŁo amazĂŽnica feita com caldo de tucupi, camarĂŁo e jambu) e açaĂ­ salgado, com charque e camarĂŁo. Visitantes tambĂ©m devem incluir no passeio uma visita ao Museu Sacaca, que expĂ”e uma coleção diversificada de animais e plantas medicinais da regiĂŁo amazĂŽnica e tambĂ©m relata a histĂłria e costumes dos povos indĂ­genas, caboclos e castanheiros.
Trapiche Eliezer, de onde o pĂŽr-do-sol costuma ser apreciado por turistas. Foto: MĂĄrcia do Carmo/Banco de Imagens MTur Destinos

Edição: Vanessa Sampaio
Fonte: Ministério do Turismo



Curiosidades


Qual o significado da palavra TURISMO?

A palavra deriva de tour, do latim tornare e do grego tornus, cujo significado Ă© giro ou cĂ­rculo. Turismo seria, portanto, o ato de partir e posteriormente regressar ao ponto inicial, sendo que o realizador deste giro Ă© denominado Turista.

Significado de Turista

IndivĂ­duo ou grupo de indivĂ­duos que se deslocam do seu lugar de origem (moradia) para realizar viagem superior a 24h, usufruindo da infra-estrutura do local visitado, sem fixar residĂȘncia ou renda, motivados por situaçÔes diversas (lazer, descanso, eventos, atividades).

O TurismĂłlogo

O TurismĂłlogo Ă© o profissional de nĂ­vel superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade.


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