terça-feira, 25 de setembro de 2018

Amapá cresce em 140% número de municípios no Mapa do Turismo

Estado chega a 12 cidades no instrumento que define políticas públicas do Ministério para o setor


O Mapa do Turismo do Amapá aponta um crescimento de 140% no número de municípios com vocação turística. No ano passado, cinco cidades integravam o instrumento. Em 2017, foram incluídos oito destinos e apenas um foi excluído, da categoria D, totalizando 12 municípios. A região turística segue sendo o “Meio do mundo”.

O levantamento completo do Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado nesta quinta-feira (14) pelo Ministério do Turismo. Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um crescimento exponencial em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões.

O crescimento dos números é resultado de um amplo trabalho de conscientização do Ministério do Turismo junto aos gestores municipais e estaduais a respeito da necessidade de identificação e classificação das cidades para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região.

“O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, é importante que ele esteja sempre atualizado, garantindo com que os municípios que queiram trabalhar o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur”, afirmou o ministro do turismo.

A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançada este ano pelo ministro Marx Beltrão para fortalecer o setor de viagens no país. De acordo com o Plano, a partir de 2017 o Mapa passa a ser atualizado a cada dois anos. Sua construção é feita em conjunto com os interlocutores estaduais que representam o MTUR e órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros e instâncias de governança regional.

CATEGORIZAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO AMAPÁ - De acordo com o novo mapa, Macapá figura na categoria A e Oiapoque, na categoria C. As demais dez cidades figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.

Confira os municípios que fazem parte do Mapa do Turismo do Amapá:
Região
Município
Categoria
Meio do Mundo
Amapá
D
Meio do Mundo
Calçoene
D
Meio do Mundo
Cutias
E
Meio do Mundo
Ferreira Gomes
D
Meio do Mundo
Laranjal do Jari
D
Meio do Mundo
Macapá
A
Meio do Mundo
Mazagão
D
Meio do Mundo
Oiapoque
C
Meio do Mundo
Porto Grande
D
Meio do Mundo
Pracuúba
E
Meio do Mundo
Serra do Navio
D
Meio do Mundo
Tartarugalzinho
D

0 comments:



Curiosidades


Qual o significado da palavra TURISMO?

A palavra deriva de tour, do latim tornare e do grego tornus, cujo significado é giro ou círculo. Turismo seria, portanto, o ato de partir e posteriormente regressar ao ponto inicial, sendo que o realizador deste giro é denominado Turista.

Significado de Turista

Indivíduo ou grupo de indivíduos que se deslocam do seu lugar de origem (moradia) para realizar viagem superior a 24h, usufruindo da infra-estrutura do local visitado, sem fixar residência ou renda, motivados por situações diversas (lazer, descanso, eventos, atividades).

O Turismólogo

O Turismólogo é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade.


Publicidade

Fuso Horário

Brasília
Londres
Madrid
Washington
Berlim
Lisboa
Paris
Hong Kong

Visitantes Onlines

Seja Bem-Vindo(a)!