segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Hotel & Food Nordeste comemora sucesso da primeira edição com 11 mil visitantes

O objetivo do evento foi o de promover um grande encontro entre expositores, especialistas e comerciantes dos ramos hoteleiro e alimentício de todo o Nordeste


A Insight Feiras & Negócios, empresa promotora e organizadora da feira HFN – Hotel & Food Nordeste, acaba de divulgar o resultado desse evento que começou na última quarta-feira e terminou no dia 5 no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Segundo a Insight, a primeira edição da feira HFN recebeu mais de 11 mil pessoas com caravanas da Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Ceará e um impacto econômico de R$ 250 milhões. O objetivo do evento foi o de promover um grande encontro entre expositores, especialistas e comerciantes dos ramos hoteleiro e alimentício de todo o Nordeste.


A HFN foi realizada em parceria com as entidades ABIH/PE — Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco e ABRASEL/PE — Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco. Contou com diversos projetos paralelos, como o primeiro Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste, e os espaços Gourmet Experience, HotelCor, Beer & Coffee Business e Workshop Alimentação. “É um orgulho e uma honra tirar do papel um projeto tão importante para a hotelaria e restaurantes do Nordeste trazendo fornecedores de equipamentos do segmento e muito conteúdo para hoteleiros da nossa região. A feira e o Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste excederam as expectativas nesse primeiro ano e a tendência é de crescimento para as próximas edições”, afirmou o presidente da ABIH-PE, Artur Maroja.


Ao todo, foram mais de 120 expositores que trouxeram as principais novidades e tendências para mercado dos bares, restaurantes e hotéis. Com conteúdos voltados para todo o Nordeste, a HFN promoveu também o fomento ao turismo de eventos em Pernambuco. “Viemos de uma lacuna de dois anos sem feira dos segmentos de turismo e alimentação fora do lar. Um projeto que nasceu há um ano e meio e que conecta compradores de toda a região Nordeste aos fornecedores. Antes, os profissionais precisavam viajar até o Sudeste, então, estamos aproximando as duas pontas da cadeia produtiva”, acredita Tatiana Menezes, sócia-diretora da Insight Feiras & Negócios.


Em sua programação, a HFN contou com 45 palestras divididas em cinco espaços. O Gourmet Experience foi especialmente pensado para promover a educação em gestão e operação gastronômica. Já o Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste foi um espaço de diálogo entre tecnologia, hotelaria e gastronomia. O HotelCor trouxe debates sobre arquitetura e decoração.


Troca de experiências


Idealizado pelas duas arquitetas Dani Figueroa e Roberta Borsoi, o espaço promoveu ao vivo soluções simples de repaginação com base no artesanato pernambucano, além de promover palestras e debates sobre o assunto. “O HotelCor foi um sucesso. A gente idealizou o espaço para ser um local de troca de experiências mesmo, desde a ideia de fazer a transformação ao vivo até o tema das palestras e debates. O público curtiu e participou bastante”, enfatizou Dani Figueroa, arquiteta.


O Beer & Coffee Business reuniu especialistas no empreendedorismo de cafés e cervejas artesanais e contou com dez estandes das principais marcas pernambucanas do ramo, como Debron, Capunga, Duvália, Manguezal, Babylon, Seis Punhos, Ekaut, Senhor Brasil Cafés, Cordel Cafés e Kaffe. “É a primeira feira que nós participamos e a expectativa foi correspondida. Tivemos um fluxo bastante intenso aqui, e as palestras também sempre muito pertinentes. O saldo foi muito positivo e já estamos animados para a próxima edição”, disse Lidiane Santos, barista ganhadora de importantes prêmios nacionais.


O presidente da Apecerva, Filipe Magalhães, considerou a primeira edição bem proveitosa. “Tinha muita gente de fora de Pernambuco. Consegui contato com profissionais de Maceió, João Pessoa, Natal. A feira foi muito bem organizada, as ideias das palestras e dos espaços eu também achei muito bacana, nunca tinha visto um evento dessa forma. Acho que pra o primeiro ano foi excelente e pretendo estar em 2019 aqui de volta!”.


Também chamou a atenção o concurso de pizzaiolos do Nordeste no Pizza Maker & Down. “Para mim foi maravilhoso, o público participou muito, lotou a nossa arena. Tivemos a casa cheia nos três dias de competição, com um concurso muito transparente e justo, do jeito que a gente quer. E para o ano que vem queremos dobrar a quantidade de participantes com Síndrome de Down”, arrematou Erilene Monteiro, uma das melhores pizzaiolas do Brasil, premiada por três anos consecutivos com o prêmio Excelência e Qualidade Brasil.


Palestras interativas


A programação do Workshop Alimentação trouxe 12 palestras voltadas para quem já trabalha nos setores de hospedagem e alimentação fora do lar, com dicas e estratégias para aperfeiçoar os conhecimentos. “Tivemos palestras com lotação esgotada como a de riscos sanitários, assunto fundamental para todos os estabelecimentos, e a de tendências gastronômicas. Foram temas variados voltados para os empreendedores”, comenta Zelândia Galvão, responsável pelo espaço.


O Sebrae também participou do evento com uma ilha especialmente dedicada aos empreendedores. “A gente apostou no evento e foi uma oportunidade única para os micro e pequenos empreendedores participarem da feira. É hora de festejar e se preparar para o próximo ano”, falou o gestor de projetos de alimentos e bebidas do Sebrae-PE, Emilio Honório.


No Espaço Startup HFN, foi realizada uma banca de investidores, sete palestras, workshops e venda de soluções. “Foi um link entre inovadores e gestores do mercado tradicional que se encontraram e conseguiram dialogar para atender melhor às pessoas”, colocou Erick de Albuquerque, coordenador de conteúdo.


Carol Baía, Sócia-diretora da Insight Feiras & Negócios se diz muito satisfeita com o resultado da primeira edição da feira. “Tivemos uma visitação qualificada, um mix de expositores, além de um estande exclusivo do Banco do Nordeste para facilitar linha de crédito para os compradores. Para 2019, além de conteúdo, inovação e tecnologia, traremos novos setores para continuar mostrando ao mercado o que há de mais novo”, enfatiza Carol que já convida para a segunda edição que deve acontecer entre os dias 6 e 8 de novembro, com previsão para reunir mais de 150 expositores, novamente no Centro de Convenções de Pernambuco.

Fonte: Abrasel

0 comments:



Curiosidades


Qual o significado da palavra TURISMO?

A palavra deriva de tour, do latim tornare e do grego tornus, cujo significado é giro ou círculo. Turismo seria, portanto, o ato de partir e posteriormente regressar ao ponto inicial, sendo que o realizador deste giro é denominado Turista.

Significado de Turista

Indivíduo ou grupo de indivíduos que se deslocam do seu lugar de origem (moradia) para realizar viagem superior a 24h, usufruindo da infra-estrutura do local visitado, sem fixar residência ou renda, motivados por situações diversas (lazer, descanso, eventos, atividades).

O Turismólogo

O Turismólogo é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade.


Publicidade

Fuso Horário

Brasília
Londres
Madrid
Washington
Berlim
Lisboa
Paris
Hong Kong

Visitantes Onlines

Seja Bem-Vindo(a)!