segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Programação cultural de 5 a 10 de fevereiro de 2019 no Centro Cultural Dragão do Mar em Fortaleza

[TEMPORADA DE ARTE CEARENSE] [TEATRO DA TERÇA]Marlene - Dissecação do corpo do espetáculoNo Barraco da Constância Tem!

arquivo google

Esse trabalho surge como o desenvolvimento de um reprocesso das peças Pra ser Marlene (2010) e Marlene (2011) e do Projeto Adriana (2013), dirigidos por Honório Félix e com Robson Levy como intérprete, além das proposições Marlene ensaio (2015), Marlene sobre ruínas ou Uma elegia para Odete (2015) e Marleen class – Workshop com Sandra Müller (2016). Tendo o termo Espetáculo como um conceito a ser discutido através de uma dissecação, essa montagem surge como um lançar de questões acerca da construção do teatro no ocidente, de modo a produzir estratégias de fazer perceber as dominações imbricadas no nosso fazer artístico.

OBS.: Às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cinema, cafés, museus, Multigaleria e bilheterias.

[TEMPORADA DE ARTE CEARENSE] [TEATRO DA TERÇA]
Marlene - Dissecação do corpo do espetáculo
No Barraco da Constância Tem!

Esse trabalho surge como o desenvolvimento de um reprocesso das peças Pra ser Marlene (2010) e Marlene (2011) e do Projeto Adriana (2013), dirigidos por Honório Félix e com Robson Levy como intérprete, além das proposições Marlene ensaio (2015), Marlene sobre ruínas ou Uma elegia para Odete (2015) e Marleen class – Workshop com Sandra Müller (2016). Tendo o termo Espetáculo como um conceito a ser discutido através de uma dissecação, essa montagem surge como um lançar de questões acerca da construção do teatro no ocidente, de modo a produzir estratégias de fazer perceber as dominações imbricadas no nosso fazer artístico.

Contemplado no Edital Incentivo às Artes 2015, a peça Marlene – dissecação do corpo do Espetáculo (2016), conta com 20 apresentações em seu currículo em espaços como a Casa da Esquina (sede dos grupos Teatro Máquina e Grupo Bagaceira de Teatro), o Teatro Dragão do Mar, o Teatro Sesc Emiliano Queiroz, o Theatro José de Alencar e o Teatro Marcus Miranda do Centro Cultural Grande Bom Jardim.

Sinopse
Histórias de dominação sobre a nossa subjetividade. Questões em torno da figura do artista. Teatros hegemonicamente constituídos como convenções. Cidades fora do mapa. Memória dos palcos e inúmeros fantasmas. Um universo de invocação dos mitos transmutado a uma profanação que aciona e narra as crises do fazer teatral no ocidente, produzindo na cena o termo Espetáculo como um corpo a ser dissecado.


Dias 5, 12, 19 e 26 de fevereiro de 2019, às 19h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Classificação etária: 16 anos.

Contato: Honório Félix 85 99707.1818 | honorio.felix@hotmail.com


► [TEMPORADA DE ARTE CEARENSE] [DANÇA EXPERIMENTAL]

O programa Dança Experimental, da Temporada de Arte Cearense, caracteriza-se por ser uma pequena mostra de trabalhos inéditos de caráter experimental ou em construção, com foco no apoio a novos artistas, grupos e companhias e na formação continuada de plateia adulta para as artes cênicas. Em fevereiro, participam da mostra "Até onde as pessoas podem entrar", de William Ângelo; "Quantas danças dura um café?", de Thiago Torres; "This is an Emergency", de Wellington Gadelha; e "Lar", do Grupo Laboral Crew.

"Até onde as pessoas podem entrar", de William Ângelo

O projeto se originou de uma experimentação coletiva em tempo real, através de jogos corporais que ajudaram construir cena, dentro de um ateliê de dança Contemporânea, ocorrido no ano de 2017 no Centro Cultural Bom Jardim. O ateliê tinha como um dos objetivos despertar nos alunos, a intérprete-criação em dança.

A composição propõe refletir o tempo "O tempo não para, mas o corpo pede tempo". As maneiras que ele pode ser destacado, gerar plasticidade, como pode nos sufocar, outrora parar, não passar, acelerar enchendo de coisas ao ponto de se perder o controle, e como também pode se dilatar quando nos faz passar por experiências estéticas que nos desafiam, fazem o corpo tremer, gerando afetos.

Sinopse
Trabalho traz através de composições de movimentos em Dança Urbana, a máxima de como o tempo pode afetar o corpo, pessoas, espaço. De que existe um tempo para tudo, que por hoje podemos chegar até certo ponto, ou seguir fluindo por  pessoas, lugares, situações, espaço. "O tempo não para, mas o corpo pede tempo".

Contato: William Ângelo 996671404 | terapiando19@gmail.com


"Quantas danças dura um café?", de Thiago Torres

Quantas danças dura um Café? é um trabalho que parte da vontade de reencenação na obra Café Muller (Pina Bausch,1978). Entre dança e pensamento, gestos e discursos, entrelaçam-se o plágio, a citação, a inspiração e a referência no desejo de querer dançar aquilo que nunca foi; de uma vontade que nunca será.

Contato:  Thiago Torres (85) 3257-4415 | (85) 3227-5743 | (85) 98672-0715 | thiago_mtorres@hotmail.com | thiagotorres021@gmail.com


"This is an Emergency", de Wellington Gadelha

This is an emergency consiste numa experimentação em dança em diálogo com elementos da arte sonora, sons experimentais e das materialidades como construtora de texturas corporais e camada afetiva.

This is an emergency é um disparo narrativa que propõe, a partir das corporeidades e visualidades do corpo em experiência com outras linguagens, trazer em sua poética, urgências e discursos políticos que ampliam nossa potencialidade expressiva frente à conjuntura atual.

Sinopse
This is an emergency é um disparo experimental que, a partir do corpo na dança em diálogo com elementos da arte sonora, experimental e algumas materialidades, investiga modos de construir corporeidades, narrativas e visualidades frente às urgências e discursos políticos atuais.

Ficha técnica
Concepção e dança: Wellington Gadelha
Imagem e projeção: Priscilla Sousa
Desenho e texturas sonoras: Eric Barbosa

Contato: Wellington Gadelha (85) 98803-8663 | (85) 99631-6668 gadelhafarias@gmail.comwellingtongouveia@hotmail.com

"Lar", do Grupo Laboral Crew

Inquieto por questões que tratam sobre o lugar onde moramos, o proponente resolveu investigar como isso se daria junto com imagens estéticas que permeiam sua vida artística há alguns anos. Essas imagens tratam-se de peças de roupas distribuídas de várias formas pelo espaço, e pessoas tendo suas crises no meio disso tudo. Então ousou apostar nessa estética pensando em corpos atravessados pelas danças urbanas que é o meio onde trabalha. O trabalho se constitui sob pesquisas de movimentos corporais com a utilização de peças de roupas buscando transpor a vivência de cada corpo em seu ambiente familiar para a cena. LAR está para além da leitura de uma casa. Em cena, os intérpretes-criadores expõem fatos recorrentes de suas vidas através de um jogo de composição entre os objetos cênicos gerando outros olhares sob os corpos urbanos.

Sinopse
LAR trata-se de uma abordagem contemporânea sobre os fatos pessoais de cada intérprete, gerando novas formas aos corpos urbanos, atravessados por suas crises. Criando através da utilização de peças de roupas questões sobre o ambiente familiar.

Corpo Técnico
Erick Flor - Direção
Rickson Barros - Produção
William Ângelo - Intérprete-criador
Jacqueline Vitorino - Intérprete-criadora
Mylena Braga - Intérprete-criadora
Ezio Flor - Intérprete-criador
Wogne Duarte - Intérprete-criador
Isabela Cristina - Intérprete-criadora
Haylton Sousa - Intérprete-criador

Contato: Erick Flor (85) 99997-9669 | (85) 98931-5689 | ericksilva337@gmail.com laboralcrew@gmail.com


Dias 6, 13, 20 e 27 de fevereiro de 2019, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Classificação etária: 14 anos.

► [TEMPORADA DE ARTE CEARENSE] [QUINTA COM DANÇA]
A dança nossa de cada dia
Silvia Moura

O espetáculo versa sobre o CUIDAR e marca a busca da artista pelo encontro. Um solo povoado onde o público é convidado a compor a cena, cuidar, se emocionar e refletir com a artista. Há ainda uma pesquisa dramatúrgica que bebe do improviso proposto por Silvia em sua Dança Desabafo, termo criado por ela para classificar seu processo criativo.

Mais uma dança, mais um mergulho para um canto de mim, mais um encontro entre mim e outros. Dançar é assim: comigo e com o outro. Mais um desejo de transbordar os limites do já dançado, mais um questionamento compartilhado, mais um lixo dividido e salvo, mais um pouco de mim vazado. Salvo o que sobra para refazer meu CORPO e habitar a CIDADE. E de mim transbordo.

Sinopse
Mais uma dança, mais um mergulho para um canto de mim, mais um encontro entre mim e outros. Dançar é assim: comigo e com o outro. Mais um desejo de transbordar os limites do já dançado, mais um questionamento compartilhado, mais um lixo dividido e salvo, mais um pouco de mim vazado. Salvo o que sobra para refazer meu CORPO e habitar a CIDADE. E de mim transbordo.



Sobre a artista
Artista do corpo interessa-se pelas interfaces entre as linguagens artísticas. Atua em dança-teatro desde 1974, quando iniciou estudos em dança e dança clássica com a Maitre Ana Virginia Valente – Fortaleza/Ceará. No movimento de Teatro amador com o Professor Ivonilson Borges em 1987. Tendo sido Presidente da FESTA-Federação de Teatro Amador do Ceará nos períodos de 1990 /1991 e 1992/1993. Realizando vários projetos - ESCOLA ENSINA EM CENA - Teatro de Rua contra AIDS - CENAS EM CELAS ABERTAS- SE CUIDA GALERA (GAPA-CE).


Dias 7, 14, 21 e 28 de fevereiro de 2019, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Classificação etária: Livre.

Contatos: 85 98851-8806 | 99645-6689 | emcrise@hotmail.com

► [TEATRO] Obrigado, Senhores
George Hudson

Uma viagem do ator em suas pesquisas no universo ''Bethânico''. Santo Amaro, Mar,Iemanjá, Infância, Fé, Opinião, Romances, Nossa Senhora, Oxum, Músicas, Caetano, Iansã, Dona Canô tudo costurado com poesias de Fernando Pessoa, Antônio Bivar, José Régio entre outros. Uma homenagem Bethânica aos 50 anos de carreira da Dona da Voz. Através de música e poesia conta a história da Cantora Maria Bethânia desde de seu nascimento em Santo Amaro, sua vida em Salvador, a explosão no teatro opinião, até sua consagração como cantora.

Ficha Técnica
Direção: George Hudson
Elenco: George Hudson e Ruan Rodrigues
Músico: Ruan Rodrigues
Concepção Cênica: George Hudson
Luz: Lucas Alexandre
Preparação Corporal: Willian Axel
Preparação Vocal: Angela Moura
Criação e produção: George Hudson
Assessoria: Geroge Hudson
Produção: George Hudson e Jorge Lopes
Fotos: Jorge Lopes

Dias 8, 15 e 22 de fevereiro de 2019, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Classificação etária: 12 anos.

Contato: hudsonsantiago@hotmail.com | 85 99634.1223

► [EDUCATIVO MAC-CE] Conversa Cultural Papo de Orí
Mediação: Rayssa Pessoa
Convidados: Paulo Winz, Gustavo Costa e Kennedy Tapeba

A proposta é estabelecer um diálogo intercultural religioso entre os convidados Paulo Winz, Gustavo Costa e Kennedy Tapeba e o público, para aprendermos e compartilharmos as experiências religiosas, artísticas e fotográficas com as lideranças indígenas na perspectiva de encontro com a nossa ancestralidade.

Dia 9 de fevereiro de 2019, às 16h, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.

[TEATRO INFANTIL] Mariquinha Maricota
Bilu Bila e Cia - Grupo de Teatro e Palhaços do Ceará

O espetáculo narra a saga do jovem Zé Fulô em busca de salvar a sua amada Mariquinha Maricota das mãos do perverso João Cravo Amarelo Amarelado do Olho de Peixe Morto. O cenário é o sertão nordestino com suas histórias e seres fantásticos. Para encontrar a fonte da vida o nosso herói terá que enfrentar vários perigos e decifrar enigmas de figuras do nosso folclore como o Boi e a caipora. Muitas músicas, brincadeiras e bonecos permeiam o espetáculo que esse ano completa dez anos de estrada.

Dias 2, 3, 9, 10, 16, 17, 23 e 24 de fevereiro de 2019, às 17h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Classificação etária: Livre.

Contatos: Luciano Lopes (85) 98702.1973 | (85) 3285.8502 | (85) 99979.8513 | lucianocrato@yahoo.com.br

Maiores informações acesse: http://www.dragaodomar.org.br/

Fonte:

Luar Maria - Ascom Dragão do Mar

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Curiosidades


Qual o significado da palavra TURISMO?

A palavra deriva de tour, do latim tornare e do grego tornus, cujo significado é giro ou círculo. Turismo seria, portanto, o ato de partir e posteriormente regressar ao ponto inicial, sendo que o realizador deste giro é denominado Turista.

Significado de Turista

Indivíduo ou grupo de indivíduos que se deslocam do seu lugar de origem (moradia) para realizar viagem superior a 24h, usufruindo da infra-estrutura do local visitado, sem fixar residência ou renda, motivados por situações diversas (lazer, descanso, eventos, atividades).

O Turismólogo

O Turismólogo é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade.


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