segunda-feira, 6 de abril de 2020

A saga dos brasileiros no exterior que tentam voltar ao Brasil

Voos cancelados, fronteiras fechadas, angústia e dificuldades financeiras - o cenário de muitos brasileiros retidos em outros países durante a pandemia

Para quem está retido no exterior, o processo de volta para a casa pode ser extremamente cansativo, demorado e angustiante (NurPhoto/Getty Images)



A pandemia de coronavírus virou o mundo de ponta cabeça. Entre os muitos efeitos da crise, países fecharam suas fronteiras, voos foram cancelados em massa e milhares de pessoas precisaram desistir ou adiar os seus planos de viagem por tempo indeterminado. Porém, quem já havia partido – em viagens de férias, a trabalho, para estudar ou até morar fora – agora se vê preso em um drama que parece interminável: a volta para casa. É o caso de quase 7 mil brasileiros em 80 países diferentes, que por dias a fio tentam voltar para casa sem sucesso, pela falta de voos e recursos. 

Uma das saídas em meio à restrição do espaço aéreo e o cancelamento constante dos voos comerciais é a repatriação – voos especiais, negociados pelo governo brasileiro junto às empresas e às autoridades de outros países. Nesses casos, a retirada dos cidadãos é feita por voos fretados ou operados pelo próprio governo, como foi o caso de brasileiros resgatados por aviões da Força Aérea Brasileira no Peru e na China. 

No entanto, a estratégia não está sendo adotada em massa. Segundo o Itamaraty, a prioridade é acomodar brasileiros em voos comerciais ainda em operação – o que não é uma opção viável para algumas pessoas no exterior. 

É o caso de Andreia Costa, analista de projetos que está neste momento retida na Tailândia junto de mais 160 brasileiros. Desde fevereiro pelo Sudeste Asiático, a goiana não consegue remarcar a sua passagem cancelada, comprada por uma agência de viagem online, a eDreams. “A agência não me atende, não responde os posts no Facebook nem e-mails. Já fiquei duas horas esperando ser atendida e nada. A companhia diz que não pode fazer nada porque eu comprei por agência”, ela diz. 
Comprar um novo bilhete está fora de cogitação, segundo Andreia, já que as empresas que continuam operando colocam o preço das passagens lá em cima: um voo fretado da Ethiopian Airlines, oferecido pela embaixada brasileira em Bangkok, sairia R$ 10.500 por pessoa – mas foi cancelado pela baixa procura.
Fonte: Abril Viagem

0 comments:



Curiosidades


Qual o significado da palavra TURISMO?

A palavra deriva de tour, do latim tornare e do grego tornus, cujo significado é giro ou círculo. Turismo seria, portanto, o ato de partir e posteriormente regressar ao ponto inicial, sendo que o realizador deste giro é denominado Turista.

Significado de Turista

Indivíduo ou grupo de indivíduos que se deslocam do seu lugar de origem (moradia) para realizar viagem superior a 24h, usufruindo da infra-estrutura do local visitado, sem fixar residência ou renda, motivados por situações diversas (lazer, descanso, eventos, atividades).

O Turismólogo

O Turismólogo é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade.


Publicidade

Fuso Horário

Brasília
Londres
Madrid
Washington
Berlim
Lisboa
Paris
Hong Kong

Visitantes Onlines

Seja Bem-Vindo(a)!