quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

MTur faz visita técnica aos Lençóis Maranhenses para construir plano de ação com foco no desenvolvimento turístico da região.

 A ação faz parte de Acordo de Cooperação Técnica para promover a atividade de forma sustentável nas Unidades de Conservação e os seus entornos.

Crédito: Emmyly Freitas

Uma equipe do Ministério do Turismo desembarcou essa semana no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) para uma visita técnica. O objetivo é reunir subsídios para elaborar um plano de ação com foco no desenvolvimento turístico do local e de seu entorno. A visitação acontece em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), parceiro no projeto.
 

A ação é fruto do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado durante a realização do Salão Nacional do Turismo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o ICMBio e a Embratur para desenvolver o segmento de forma sustentável em Unidades de Conservação e os seus entornos. O Parque dos Lençóis Maranhenses foi o escolhido para receber as primeiras medidas, servindo como um importante incentivo para as pessoas que moram na região obterem novas fontes de renda.
 

"O turismo não tem apenas o enorme potencial de gerar renda e empregos. Realizada de forma sustentável, é também potente para a manutenção e proteção das nossas belezas naturais. Essa parceria é fundamental para o desenvolvimento do setor no país”, afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino.
 

A equipe começou o trabalho pelo município Santo Amaro do Maranhão, com a visita aos atrativos turísticos, seguida de reunião com representantes da prefeitura municipal, secretaria de turismo do estado e do conselho municipal de turismo.
 

Em uma área de 155 mil hectares, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está inserido em uma zona de transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia e é composto por áreas de restinga, campos de dunas livres e costa oceânica. Abriga um cenário repleto de dunas de areia branca, lagos de águas pluviais e é popular entre os ecoturistas graças às suas paisagens e vida selvagem.
 

PATRIMÔNIO – O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, está concorrendo ao título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). As primeiras visitas técnicas locais aconteceram entre 20 e 25 de agosto de 2023. A expectativa é que o resultado definitivo saia no início do segundo semestre deste ano.





Adaptação: Carlos Regius

0 comments:



Curiosidades


Qual o significado da palavra TURISMO?

A palavra deriva de tour, do latim tornare e do grego tornus, cujo significado é giro ou círculo. Turismo seria, portanto, o ato de partir e posteriormente regressar ao ponto inicial, sendo que o realizador deste giro é denominado Turista.

Significado de Turista

Indivíduo ou grupo de indivíduos que se deslocam do seu lugar de origem (moradia) para realizar viagem superior a 24h, usufruindo da infra-estrutura do local visitado, sem fixar residência ou renda, motivados por situações diversas (lazer, descanso, eventos, atividades).

O Turismólogo

O Turismólogo é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade.


Publicidade

Fuso Horário

Brasília
Londres
Madrid
Washington
Berlim
Lisboa
Paris
Hong Kong

Visitantes Onlines

Seja Bem-Vindo(a)!