sexta-feira, 21 de junho de 2013

Ipem fiscaliza produtos mais consumidos em festas juninas no Estado do Paraná

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem), vinculado à Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, encerrou nesta quinta-feira (20), em Curitiba, a fiscalização dos produtos mais consumidos durante o período de festas juninas. A operação começou em maio, em supermercados e outros estabelecimentos comerciais, onde foram analisados produtos já pesados ou medidos, que devem seguir as informações descritas nas embalagens. Nove foram reprovados. 



Produtos como paçoca, pé-de-moleque, doce de abóbora, milho para pipoca, vinho, cocada, amendoim, entre outros produtos, das mais variadas marcas foram coletados. Os exames foram realizados no laboratório do Ipem, onde os técnicos conferiram o peso bruto dos produtos e da embalagem, comparando com as informações apresentadas ao consumidor. 

As empresas autuadas pelo instituto têm dez dias para apresentar defesa ao Ipem, que define advertência ou multa a ser aplicada. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas no Ipem podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão. Os valores levam em conta a reincidência de infração. 

DENÚNCIAS – O presidente do Ipem, Rubico Camargo, destacou a importância de ações como essa. “É preciso que as pessoas observem esses detalhes ao adquirir um produto, fazer a conferência do peso da mercadoria com o constante na embalagem, e, principalmente, que não paguem pelo peso da embalagem”. 

O Ipem aconselha que o cidadão fique atento quando comprar produtos pesados e embalados sem observação do consumidor. Se perceber que existe alguma irregularidade, deve denunciar imediatamente à Ouvidoria do Ipem pelo e-mail: ouvidoria@ipem.pr.gov.br, ou pelo telefone 0800-645-0102. 

IRREGULARIDADE: Na fiscalização feita em Curitiba, foram reprovados os seguintes produtos: 

- Gelatina Original da Tremendinha, onde a embalagem indicava 50g e continha apenas 47,8g; 

- Fubá Mimoso da Joia, quando indicava 1.000g e continha 992g; 

- Canudo Fondant Frito da Gabriel Doces, com indicação de 130g e contendo 98,3g; 

- Geleia de Morango da Guimarães, que indicava 140g e continha 135,8g; 

- Paçoca Rolha da Gabriel, quando indicava 125g e continha 113,2g; 

- Maria Mole sem marca da Hohmann Panif Conf., indicação de peso em valores diversos, abaixo do mínimo tolerado; 

- Pé de Moça da Santo Antonio, quando uma das unidades apresentava 185g e o valor tolerado era de 191g; 

- Fondant de Leite da Palistano, que indicava 500g e continha 477,1g; 

- Doce de Banana Cremoso s/ adição de açúcar da Polar, que indicava 400g e continha 380,7g.

Fonte: Site, Bemparaná

0 comments:



Curiosidades


Qual o significado da palavra TURISMO?

A palavra deriva de tour, do latim tornare e do grego tornus, cujo significado é giro ou círculo. Turismo seria, portanto, o ato de partir e posteriormente regressar ao ponto inicial, sendo que o realizador deste giro é denominado Turista.

Significado de Turista

Indivíduo ou grupo de indivíduos que se deslocam do seu lugar de origem (moradia) para realizar viagem superior a 24h, usufruindo da infra-estrutura do local visitado, sem fixar residência ou renda, motivados por situações diversas (lazer, descanso, eventos, atividades).

O Turismólogo

O Turismólogo é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade.


Publicidade

Fuso Horário

Brasília
Londres
Madrid
Washington
Berlim
Lisboa
Paris
Hong Kong

Visitantes Onlines

Seja Bem-Vindo(a)!