sábado, 6 de julho de 2013

Cidade de Mossoró no Estado do Rio Grande do Norte, um potencial no turismo de negócios e eventos.

 A mais cearense das cidades do vizinho Rio Grande do Norte se apresenta como destino de ponta no Nordeste brasileiro para turismo de negócios e eventos, oferecendo infraestrutura diferenciada onde o lazer também tem espaço cativo






Grandes espetáculos, amplos espaços para lazer e entretenimento e praças aprazíveis são atrativos que o visitante encontra na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte fotos: Alex costa / divulgação

Cidade de povo hospitaleiro, Mossoró sempre recebeu um bom número de visitantes por conta de sua posição privilegiada, quase equidistante de Natal e Fortaleza. A produção de petróleo e sal marinho e a fruticultura irrigada garantiam a passagem frequente de forasteiros pelo lugar.

Mas, o destino queria mais. O poder público se uniu à iniciativa privada e Mossoró mudou. Está de cara nova. Hoje, vive um intenso crescimento econômico e estrutural. Assim, deixou de ser local de presença efêmera de pessoas de outros cantos. Virou ponto de parada obrigatória. Na terra onde jorra petróleo, brotou o turismo.

A fama de reduto cultural se espalhou e Mossoró não deixou por menos. O vasto calendário de eventos, antes apreciado apenas por nativos e conterrâneos, ganhou em profissionalismo e estética. As apresentações artístico-culturais viraram mega-espetáculos. Novos visitantes começaram a chegar ao longo do ano inteiro, descobrindo um destino tranquilo e encantador, com entretenimento na medida certa.

A cidade efetivou-se como a Capital Cultural Potiguar. Aos homens de negócios juntaram-se viajantes que não abrem mão de lazer e diversão de qualidade, impulsionando o turismo. A diversidade de paisagens naturais, que variam das serras ao litoral, complementa o cenário festivo e faz esquecer o estresse cotidiano.

Município marcado pelo Motim de Mulheres, pelo primeiro voto feminino do País, por ter libertado seus escravos cinco anos antes da lei Áurea, sem falar na resistência ao cangaceiro Lampião, a capital do Oeste potiguar convida à sua descoberta como destino turístico que reúne rica história, cultura, as belas praias do Polo Costa Branca e até águas termais. Tudo isso sedimentado na infraestrutura erguida para bem receber os visitantes.
Destino em ebulição com arte e cultura
A segunda maior cidade potiguar vive um ciclo de progresso e aposta no turismo para acelerar o crescimento

Basta chegar lá e olhar ao redor. Mossoró cresce em ritmo que impressiona numa diversidade de setores. Sem exageros, já há quem a aponte como uma das metrópoles brasileiras do futuro. O tripé formado pela extração de sal, a descoberta de petróleo em terra e a fruticultura irrigada proporcionou o impulso que a cidade precisava para avançar, com a oferta de uma melhor qualidade de vida para os moradores, com destaque para segurança, limpeza pública e conservação do patrimônio.

Situada no corredor cultural de Mossoró, a Praça da Convivência é o principal ponto de encontro da cidade, contando com bares e restaurantes FOTO: ALEX COSTA

Mas, não dá para dormir em berço esplêndido. Mossoró olha pra frente e investe firme na "indústria sem chaminés", que funciona o ano inteiro, gerando emprego e renda. Em tempos de grandes eventos esportivos no País, o turismo é a bola da vez. Como quaisquer vitórias só vêm com organização e esforço, o destino potiguar não fez corpo mole, arrumando a casa para bem receber os visitantes.

A ebulição para o turismo ganhou forma e não para. Os grandes eventos artístico-culturais da cidade adotaram maior profissionalismo e estética, novos espetáculos teatrais e de dança passaram a povoar o destino, restaurantes, bares e lanchonetes aprimoraram instalações, cardápios e atrativos, além de capacitarem sua mão de obra para a melhoria do atendimento à clientela.

A hotelaria mossoroense não ficou atrás. Estabelecimentos tradicionais na cidade se renderam à modernidade, novos empreendimentos surgiram no espaço urbano para atender à demanda crescente e cada vez mais exigente de turistas, inclusive com a abertura de espaços generosos e bem estruturados para recepções, festas e outros tipos de eventos.

Localizado próximo ao Centro de Mossoró, o Hotel VillaOeste se destaca pela boa infraestrutura, que inclui salões e salas para eventos diversos, e pela forma personalizada com que o hóspede é tratado, dispondo de opções diferenciadas de acomodação. Apartamentos e suítes são divididos em quatro categorias, com espaço físico, layout e decoração únicos e benesses como varanda ou jardim privativo, cozinha e área social separada. O restaurante Camboeiro e a Cachaçaria Canacafé são ambientes especiais. O primeiro é clássico e funcional. O outro se destaca pelo clima charmoso e intimista.

Dono do Planeta Água, o maior parque aquático hoteleiro de águas termais do Brasil, o Thermas Hotel & Resort instalou novas piscinas, bares e restaurantes, proporcionando aos hóspedes e visitantes um verdadeiro banho de conforto, lazer e beleza. Com padrão internacional em hospedagem, o Garbos Trade Hotel agrega sofisticação, comodidade e lazer e se destaca pelos salões de eventos dotados de tecnologia de ponta e equipamentos requintados.

A rede Accor chegou ao destino com o Ibis Mossoró, investindo na modernidade para conquistar executivos e outros homens de negócios. Moderno, arrojado e funcional, o Vitória Palace Hotel foi projetado para oferecer requinte e comodidade para aqueles que visitam o destino a negócios e desejam descansar sem abrir mão de lazer e entretenimento, enquanto a rede de hotéis Sabino Palace investiu na funcionalidade. Ao todo, Mosso-ró oferece, hoje, cerca de 2.400 leitos distribuídos em 16 hotéis e cinco pousadas.

A Capela de São Vicente fica no Centro de Mossoró e foi palco de resistência do povo do lugar aos ataques do bando do cangaceiro Lampião FOTO: ALEX COSTA

Com opções qualificadas para acomodação, é hora de o turista desbravar Mossoró, conferindo as opções de lazer e entretenimento harmonizadas com o legado de bravura e pioneirismo que caracterizam o lugar. O principal ponto de encontro dos mossoroenses é a Avenida Rio Branco, corredor cultural e de lazer da cidade, povoada por gente jovem e de bem com a vida, a maioria estudantes das seis instituições de ensino superior existentes na cidade, que a transformaram em polo educacional do Oeste potiguar.

Atrativos turísticos
A estrutura do corredor engloba a Praça da Criança, um parque temático com brinquedos estilizados em consonância com o universo infantil, e ainda a Praça dos Eventos, a Estação das Artes Elizeu Ventania com o Museu do Petróleo, o moderníssimo Teatro Municipal Dixt-Huit Rosado, bem como a Praça dos Esportes.

O Memorial da Resistência também integra o complexo artístico-cultural e apresenta, em grandes painéis, a história de bravura do povo de Mossoró no episódio da resistência ao ataque do bando do cangaceiro Lampião na segunda década do século passado. Possui salão de exposições, cafeteria e loja de artesanato.

O Mossoró Junino aquece o turismo na cidade e tem como um dos espaços da alegria a Estação das Artes Elizeu Ventania, Fotos: Kiko Silva / Fernando Brito
Junto do Memorial fica a Praça da Convivência, espaço dedicado à gastronomia formado por 24 estabelecimentos com cardápio variado e distribuídos em construções coloridas que retratam a cidade na década de 20. No espaço ao ar livre, a animação invade as madrugadas. O clima é de harmonia, com direito a música de qualidade proporcionada por artistas da terra, além de convidados especiais que não perdem o ritmo.

O passeio por Mossoró deve incluir a Catedral de Santa Luzia, erguida em 1773; o Palácio da Resistência, atual sede da Prefeitura; e a Capela de São Vicente, de 1919, usada como trincheira na defesa da cidade quando do ataque de Lampião. No adro da capela acontece, anualmente, a encenação do espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró durante o Mossoró Cidade Junina.

Vale a visita ao Museu Municipal Lauro da Escóssia e a Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, além de apreciar as salinas de Mossoró, que formam verdadeiras pirâmides de sal. Empresas de receptivo da cidade oferecem a opção de city tour. Guias atenciosos contam histórias, tiram dúvidas e exaltam o prazer de visitar a Terra do Petróleo e do Sal.

A descoberta de Mossoró torna-se ainda mais atraente quando harmonizada com os grandes eventos que a cidade sedia ao longo do ano para aquecer o turismo e o comércio. O calendário festivo inclui a Feira Internacional da Fruticultura Irrigada, o Mos-soró Cidade Junina, a Festa do Bode, a Feira do Livro, a Feira Industrial e Comercial da Região Oeste, a Festa da Liberdade, com o espetáculo Auto da Liberdade; o Mossoró Mix e a Festa de Santa Luzia, padroeira da cidade.

Mossoró fica situada na região do semiárido. Assim, caso o visitante sinta falta do mar na visita à cidade, Tibau fica a 40 quilômetros, com acesso por via asfaltada. A praia integra o Polo Costa Branca, que engloba 12 praias com dunas e falésias. As imediações também oferecem serras com temperaturas entre 13 e 19 graus centígrados e sítios arqueológicos com pinturas rupestres.

No retorno ao destino, delicie-se com o calor e a energia das águas termais e circule pelas praças. O povo revela novos atrativos do lugar, mostrando que Mossoró é da sua gente e de todos.

FERNANDO BRITO*
REPÓRTER

*O jornalista viajou a convite do Mossoró Convention & Visitors Bureau e do Hotel VillaOeste, instalado no antigo prédio da Cadeia Pública de Mossoró, tombado como Patrimônio Nacional em 1982, o Museu Histórico Lauro da Escóssia tem rico acervo que reúne preciosidades da cultura regional, registro em objetos e documentos do Movimento Abolicionista, Primeiro Voto Feminino na AL e Resistência a LampiãoSAIBA MAIS
Localização:
A cidade de Mossoró fica a 260 quilômetros de Fortaleza

Como chegar:
De carro - Acesso, a partir de Fortaleza, pelas rodovias CE 040 e BR 304
De ônibus - A empresa Guanabara (85 - 4005.1992) liga Fortaleza a Mossoró, diariamente

Onde ficar:
Hotel Villa Oeste - 3317.5533
www.villaoeste.com.br

Thermas Hotel & Resort - 3422.1200
www.hotelthermas.com.br

Garbos Trade Hotel - 3064.1000
www.hotelgarbos.com.br

Hotel Ibis Mossoró - 3422.6422
www.ibis.com

Vitória Palace Hotel - 3318.1839
www.vitoriapalacehotel.com.br

Hotel Sabino Palace - 3323.0800
www.hoteisredesabino.com.br

Pousada e Restaurante Beijo Mar (em Tibau) - 3326.2434
www.pousadabeijomar.com.br

Eventos:

Carnaval - fevereiro/março
Mossoró Cidade Junina - Chuva de Bala - junho
Festa do Bode - agosto
Auto da Liberdade - setembro
Mossoró Mix - novembro
Oratório de Santa Luzia - dezembro

Receptivo:

Agência Bravo Turismo e Eventos - 3317.5423
Aquarela Brasil Turismo & Receptivo - 3317.1262 www.aquarelabrasil.tur.br

Informes:
www.prefeiturademossoro.com.br
Fonte: Diário do Turismo

0 comments:



Curiosidades


Qual o significado da palavra TURISMO?

A palavra deriva de tour, do latim tornare e do grego tornus, cujo significado é giro ou círculo. Turismo seria, portanto, o ato de partir e posteriormente regressar ao ponto inicial, sendo que o realizador deste giro é denominado Turista.

Significado de Turista

Indivíduo ou grupo de indivíduos que se deslocam do seu lugar de origem (moradia) para realizar viagem superior a 24h, usufruindo da infra-estrutura do local visitado, sem fixar residência ou renda, motivados por situações diversas (lazer, descanso, eventos, atividades).

O Turismólogo

O Turismólogo é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade.


Publicidade

Fuso Horário

Brasília
Londres
Madrid
Washington
Berlim
Lisboa
Paris
Hong Kong

Visitantes Onlines

Seja Bem-Vindo(a)!