terça-feira, 2 de julho de 2013

A Cidade e a Copa 2014 - Flávio Alvarenga, Presidente do SINDEGTUR-CE, em sua reflexão.

A Cidade e a Copa 2014

Estamos realmente preparados?
A questão vai além das obras de mobilidade urbana construídas no tempo mínimo possível para não comprometer ainda mais o evento programado.



Flávio Alvarenga, Presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado do Ceará.  Arquivo //Cidade Brasil Turismo: Foto, Paulo Almeida.


Como existe a necessidade da “pressa” em muito do que já foi feito existem detalhes que precisam ser refeitos, ou ainda, muito do que foi prometido foi alterado para dar a mobilidade que se espera.
Isto na parte visível para o evento, mas e o centro da cidade, o que dizer?

O turista que ousar visitar a Praça dos Leões, vai se deparar com um quadro deprimente de pessoas deitadas e dormindo no chão em plena luz do dia, sem contar com o cheiro insuportável.

Embora o Secretário da Regional do centro se desdobre para resolver este problema que não é de hoje, as dificuldades são enormes na remoção destas pessoas que ficam pela Praça e vivem da piedade alheia.

Como fazer um turismo no centro da cidade com o número de vendedores ambulantes que tomam as calçadas em quase a sua totalidade.

Necessário e urgente tomar medidas para coibir esta atitude, promovendo a inclusão social para estes que hoje ocupam a Praça dos leões e outras, possam produzir, para a cidade, para o estado e para o País.

Só assim vamos contribuir para a politica de direitos humanos daquele que contribui e que precisa exercer a sua cidadania no direito mínimo de ir e vir, e está impedido por aqueles que em nada contribui, gerando despesas sem nada produzir gerando piedade dos passantes e continuando na mesma situação.

Não vejo como interessante acompanhar grupos no centro da cidade, precisamos melhorar muito e não só por causa da Copa 2014, que é um evento passageiro, mas pelo próprio turismo que não pode ser impedido de se realizar completamente por causa dos fatos acima mencionados.

Boa leitura

Flávio Alvarenga da Silva
Presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Ceará

0 comments:



Curiosidades


Qual o significado da palavra TURISMO?

A palavra deriva de tour, do latim tornare e do grego tornus, cujo significado é giro ou círculo. Turismo seria, portanto, o ato de partir e posteriormente regressar ao ponto inicial, sendo que o realizador deste giro é denominado Turista.

Significado de Turista

Indivíduo ou grupo de indivíduos que se deslocam do seu lugar de origem (moradia) para realizar viagem superior a 24h, usufruindo da infra-estrutura do local visitado, sem fixar residência ou renda, motivados por situações diversas (lazer, descanso, eventos, atividades).

O Turismólogo

O Turismólogo é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade.


Publicidade

Fuso Horário

Brasília
Londres
Madrid
Washington
Berlim
Lisboa
Paris
Hong Kong

Visitantes Onlines

Seja Bem-Vindo(a)!