segunda-feira, 15 de julho de 2013

Prefeito decreta quatro dias de feriado no Rio de Janeiro durante visita do papa em julho de 2013.


Com a visita do papa Francisco ao Rio de Janeiro, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) --que acontece entre os dias 23 e 28 de julho--, a cidade ganhará quatro dias de feriado para facilitar a circulação de peregrinos e melhorar o trânsito.


Em entrevista coletiva, o prefeito Eduardo Paes anunciou ontem que decretará feriado integral nos dias 25 e 26 de julho (quinta e sexta-feira) e parcial nos dias 23 e 29. A proposta foi encaminhada hoje para aprovação da Câmara de Vereadores.
Pedro Carrilho/Folhapress
Praia de Copacabana, no Rio; cidade espera cerca de 2 milhões de peregrinos em julho
Praia de Copacabana, no Rio; cidade espera cerca de 2 milhões de peregrinos em julho

O feriado parcial proposto para o dia 23 de julho terá início às 16h, para facilitar a chegada dos peregrinos à praia de Copacabana, onde ocorrerá a cerimônia de abertura da JMJ.
Já no dia 29, dia seguinte ao término do evento, a folga proposta será até o meio-dia, para desafogar o trânsito e facilitar a saída dos peregrinos da cidade. O comércio e as atividades turísticas funcionarão normalmente durante os feriados municipais.
Além do feriado, a Prefeitura prepara um esquema especial de trânsito, o qual proíbe a circulação de ônibus particulares em alguns pontos da cidade entre os dias 19 e 30 de julho.
O papa Francisco chegará ao Rio de Janeiro no dia 22 de julho e deixar a cidade no dia 28. Segundo Paes, o esquema de mobilização urbana durante a visita papal será "mais complexo" do que o proposto para os Jogos Olímpicos de 2016.
A missa de fechamento da JMJ, que será oficiada pelo papa Francisco, está programada para o dia 28 de julho na chamada "Campus Fidei" ("Campo da Fé"), em Guaratiba. Dois milhões de fiéis são esperados para a celebração.
As autoridades estabeleceram dois pontos de acesso, tanto de trem como de automóveis, a 13 quilômetros do local. O percurso restante deverá ser realizado a pé. Segundo os organizadores, os peregrinos podem levar até 20h horas para realizar o trajeto.

Folha Turismo(São Paulo)

0 comments:



Curiosidades


Qual o significado da palavra TURISMO?

A palavra deriva de tour, do latim tornare e do grego tornus, cujo significado é giro ou círculo. Turismo seria, portanto, o ato de partir e posteriormente regressar ao ponto inicial, sendo que o realizador deste giro é denominado Turista.

Significado de Turista

Indivíduo ou grupo de indivíduos que se deslocam do seu lugar de origem (moradia) para realizar viagem superior a 24h, usufruindo da infra-estrutura do local visitado, sem fixar residência ou renda, motivados por situações diversas (lazer, descanso, eventos, atividades).

O Turismólogo

O Turismólogo é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade.


Publicidade

Fuso Horário

Brasília
Londres
Madrid
Washington
Berlim
Lisboa
Paris
Hong Kong

Visitantes Onlines

Seja Bem-Vindo(a)!