domingo, 8 de fevereiro de 2015

Olodum agita o último dia de festa no pré carnaval da Praia de Iracema, em Fortaleza-Ceará.

Em clima de despedida, foliões prestigiaram os grupos locais e a banda baiana, que lotou o Aterrinho.


Image-0-Artigo-1794706-1
O Olodum protagonizou o momento ápice da noite, entrando, às 19h, na Rua dos Tabajaras, e seguindo até o Aterrinho da Praia de Iracema. Os brincantes elogiaram a segurança e a organização do evento
FOTO: HELENE SANTOS
Image-1-Artigo-1794726-1
Image-2-Artigo-1794726-1
Image-0-Artigo-1794726-1
Image-0-Artigo-1794709-1
Cantora animou o tradicional Bloco dos Sujos
FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES
O último fim de semana do Pré-Carnaval de Fortaleza foi marcado por muita animação e entusiasmo dos foliões. Diversas pessoas compareceram à Praia de Iracema para assistir os desfiles, que começaram às 16h, dos quatro blocos de rua. O destaque, deste sábado (7) foi a banda baiana Olodum que entrou, na Rua do Tabajaras, às 19h e seguiu até o Aterrinho. O local que estava lotado, tinha um público bastante diverso.
As músicas puxadas pelas baterias dos tradicionais Unidos da Cachorra, Baqueta, Camaleões do Vila e Bons Amigos divertiram uma enorme plateia. Inúmeras pessoas que prestigiaram os grupos frisaram a boa organização e segurança do evento.
"A festa está ótima, não vi nenhuma confusão. O policiamento está muito bom e a organização também está impecável. O Pré-Carnaval de Fortaleza é maravilhoso", assegura a psicóloga Georgia Romcy.
A concentração dos blocos iniciou-se por volta das 15h, no Poço da Draga, próximo ao Estoril. Uma hora depois, o primeiro grupo começou a festa. Era possível observar muitas pessoas fantasiadas, entre elas crianças. A festa foi embalada pelas baterias.
O momento ápice da última noite de Pré-Carnaval foi a entrada da banda Olodum na Rua do Tabajaras. O público não desanimou nem um minuto com as músicas dos baianos.
A estudante Ana Furtado foi apenas para assistir o grupo. "Vim só para vê-los, eu adoro tudo. É um espetáculo muito bom", revela.
Diversão
Em clima de despedida, a sindicalista Regina Cláudia Neri reuniu seus amigos para festejar e brincar. "Tenho um grupo de amigos que todos os sábados vem para o Pré-Carnaval fantasiado. Hoje, escolhemos vir de freira, são mais de 40 pessoas, entre homens e mulheres, vestidas assim. A gente sempre se diverte muito, aqui não tem confusão, é só alegria", comenta.
Ainda segundo ela, essa é uma ótima iniciativa. "Gosto demais daqui porque é de graça, todos podem vir. Além disso, todo mundo se respeita e aí a folia fica mais legal ainda", conta.
Para o produtor do bloco Baqueta, Acácio Simões, este foi um ano muito bom. "Tivemos um Pré-Carnaval ótimo. Os bloco todos tentaram se organizar ao máximo e conseguiram. Isso é resultado muito trabalho e dedicação dos integrantes", diz.
Animação
Farra e brincadeiras
Unidos da Cachorra e Baqueta foram uns dos blocos que desfilaram na Praia de Iracema. Na Praça do Ferreira, a festa foi do Concentra, Mas Não Sai Fotos: Helene Santos/Lucas de Menezes
Margareth Menezes puxa bloco em Sobral
Sobral. O tradicional Bloco dos Sujos, de Sobral, puxado pela cantora Margareth Menezes, saiu da Praça da Coluna da Hora às 18h e reuniu um público de mais de 40 mil pessoas. No repertório, o público curtiu hits dos seus 27 anos de carreira como "Faraó", "Elegibô", "Dandalunda", "Selei" e outros. Sem o tradicional desfile das escolas de samba neste ano, as atenções dos brincantes se concentraram no Pré-Carnaval.
Para garantir a segurança dos foliões, um efetivo de 270 homens da Guarda Civil, Coordenadoria do Trânsito e Transporte Urbano, Polícia Militar e Civil, Juizado da Infância e Adolescência, Corpo de Bombeiros e Samu trabalharam de forma integrada. A Guarda Municipal fez revistas com detectores de metal nos pontos de acesso ao percurso.
Com 69 anos de tradição, o grupo foi criado em 1946, com o nome de Bloco dos Anjos, por rapazes que desfilavam pelas ruas de Sobral sempre no sábado que antecedia o Carnaval. A entrada de mulheres era proibida. Hoje, a festa reúne homens vestidos de mulher e mulheres vestidas de homem.
Fantasias viram atrações
Na expectativa de aproveitar a folia dos dias oficialmente dedicados ao Carnaval, várias pessoas capricharam na fantasia e no fôlego para entoar marchinhas no Pré-Carnaval da Praça do Ferreira, no Centro, e no bairro Benfica, já tradicionais do circuito de festas deste período na Capital.
O bloco Concentra, Mas Não Sai, que se apresenta há 10 anos na Praça da Ferreira, encerrou o repertório carnavalesco deste ano com a presença do bloco Luxo da Aldeia. Entre as canções, marchinhas tradicionais e músicas de compositores locais.
Trajes
As fantasias dos brincantes chamaram atenção na festa, desde passistas enfeitadas com plumas e muito brilho a crianças ao estilo Homem Aranha ou borboleta colorida. Trajados de roupas com listras em preto e branco, um grupo de pessoas integrantes do bloco "Presidiários da JB" fez a festa, com muito humor. "O ano inteiro a gente fica preso ao trabalho, às responsabilidades. No Carnaval, é quando a gente se solta para brincar", explica a contadora Ana Célia Paiva, 55, uma das organizadoras do grupo, fundado ano passado no José Bonifácio.
No Benfica, o Cachorra Magra fez a alegria dos moradores do bairro e mesmo de locais mais distantes, também ao som das marchinhas e de frevo. "Nasci e me criei por aqui, eu adoro isso tudo", dizia, entre passos de Carnaval, a aposentada Eliete Costa, 72, que atualmente mora no bairro Rodolfo Teófilo.
Fonte: caderno cidade/diário

0 comments:



Curiosidades


Qual o significado da palavra TURISMO?

A palavra deriva de tour, do latim tornare e do grego tornus, cujo significado é giro ou círculo. Turismo seria, portanto, o ato de partir e posteriormente regressar ao ponto inicial, sendo que o realizador deste giro é denominado Turista.

Significado de Turista

Indivíduo ou grupo de indivíduos que se deslocam do seu lugar de origem (moradia) para realizar viagem superior a 24h, usufruindo da infra-estrutura do local visitado, sem fixar residência ou renda, motivados por situações diversas (lazer, descanso, eventos, atividades).

O Turismólogo

O Turismólogo é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade.


Publicidade

Fuso Horário

Brasília
Londres
Madrid
Washington
Berlim
Lisboa
Paris
Hong Kong

Visitantes Onlines

Seja Bem-Vindo(a)!