sábado, 21 de maio de 2016

Começam as operações no novo terminal do aeroporto de Goiânia.

Primeiros passageiros foram recebidos às 3h e voo para SP partiu às 5h15. Antigo terminal foi desativado e acesso agora só é feito pela Rua Marabás.

Do G1 G0

Voo da Tam inaugurou noco terminal do aeroporto de Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Voo da Tam inaugurou noco terminal do aeroporto de Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Após mais de 10 anos de obras, as operações no novo terminal do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, começaram na madrugada deste sábado (21). Os primeiros passageiros foram recebidos a partir das 3h para o check-in e o voo inaugural, o 3471, da Tam, decolou por volta das 5h15 com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Já a primeira aterrissagem ocorreu por volta das 5h45, com o voo 4289, da Azul, que partiu de Palmas, no Tocantins.
De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a partir de agora, o antigo terminal foi totalmente desativado. O último avião aterrissou no local por volta da 0h35, quando as operações foram finalizadas.
O acesso ao novo terminal deve ser feito pela Rua Marabás, a partir da Avenida Vera Cruz. Informações podem ser obtidas no site da Infraero. Sendo assim, nenhum tipo de serviço é oferecido e não há interligação para o novo terminal. Os passageiros devem ficar atentos aos horários e ao local de embarque para evitar transtornos.
Estrutura
A Infraero explicou que, nos próximos quatro meses, as operações no Aeroporto Santa Genoveva serão assistidas. Sendo assim, serão monitorados o funcionamento de estruturas, como esteiras e escadas rolantes, além das sinalizações, pontes de embarque e canais de inspeção.

No total, o terminal tem dois andares, com 34,1 mil metros quadrados, quatro pontes de embarque, 23 balcões de check-in, 11 elevadores, quatro escadas rolantes, além de três esteiras de restituição de bagagem e sete canais de inspeção, com raio-x e detectores de metais.

As instalações também contam com redes externas de pista de taxiamento e do pátio de aeronaves, vias de serviço internas, acesso viário, estacionamento de automóveis com 971 vagas.

A Infraero diz que, com essa estrutura, o novo terminal tem capacidade para receber até 6,5 milhões de passageiros por ano, contra os 3,31 milhões de viajantes atendidos no Santa Genoveva, no ano passado.

A área comercial também já começou a operar neste sábado, inicialmente com duas cafeterias, duas livrarias, caixas eletrônicos e locadoras de veículos. Segundo a Infraero, as demais lojas comerciais estão em processo de implantação pela empresa Socicam, única empresa responsável pela gestão e exploração dos novos espaços comerciais.

Essa é a primeira vez que as lojas de um terminal gerido pela Infraero serão passadas à iniciativa privada em uma única licitação. Segundo o órgão, o objetivo é melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.

A Socicam, que já atua em quatro aeroportos e mais de 40 terminais rodoviários no país, terá a concessão no aeroporto de Goiânia por 11 anos.

Atrasos nas obras
Segundo a Infraero, a Odebrechet venceu a licitação e, em 2005, começou as obras de reforma e ampliação do Aeroporto Santa Genoveva. No entanto, elas foram paralisadas seis meses depois por falta de repasses de recursos federais.
Em 2006, o TCU apontou superfaturamento nos preços praticados. Em 2007, as empreiteiras responsáveis pelo consórcio suspenderam as atividades de reforma do Aeroporto Santa Genoveva. No ano seguinte, a Infraero rescindiu o contrato.
Enquanto a obra do novo terminal não avançava, a Infraero entregou uma nova sala de embarque no Santa Genoveva, em outubro de 2011. Chamada oficialmente de Módulo Operacional Provisório (MOP), a ala ganhou o apelido de "puxadinho".
Em dezembro de 2011, a Infraero, o Governo de Goiás e os representantes do consórcio responsável pela obra do novo terminal assinaram um acordo para garantir a conclusão do novo terminal. Mas em junho de 2012, uma vistoria do TCU constatou que o projeto original ficou ultrapassado e precisou ser modificado.
A Infraero ressaltou que a obra do aeroporto foi retomada em setembro de 2013, após consulta realizada ao Tribunal de Contas da União (TCU). “A retomada dessa obra foi marcada pela transparência e pelo estrito cumprimento das leis”, garantiu o órgão.

Em fevereiro de 2014, no entanto, a obra voltou a ser paralisada, desta vez por uma greve dos operários. Eles reivindicaram melhores salários e condições de trabalho, como a alimentação fornecida no canteiro de obras e um melhor alojamento àqueles que vieram de outros estados. Após negociação, os trabalhos foram retomados. Depois, houve nova alteração no cronograma devido ao pedido do Tribunal de Contas da União para análise dos projetos relativos à parte de infraestrutura entre fevereiro e novembro de 2014. Em março do ano passado, a presidente Dilma afirmou durante um evento, em Goiânia, que as obras do novo aeroporto seriam finalizadas até novembro de 2015. Na época, o diretor de Infraestrutura da Infraero, José Eduardo Bernati, reafirmou a previsão da presidente e disse que a inauguração deveria ocorrer mesmo que os trabalhos não estivessem 100% concluídos. Essa previsão não se realizou e, em janeiro deste ano, a Infraero informou, em nota enviada ao G1, que  o terminal só devia começar a funcionar em abril de 2016, conforme estabelecido inicialmente no contrato. Na ocasião, a Infraero explicou que “as obras de infraestrutura, que permitiriam que o novo terminal estivesse em pleno funcionamento em novembro de 2015, tiveram seu planejamento revisto em funções de alterações ocorridas no escopo original do projeto e a revisões que foram realizadas no orçamento de investimentos”. Já em março deste ano, as obras do aeroporto foram citadas na Operação Lava Jato por suspeita de recebimento de propina. As investigações continuam em andamento.

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Novo aeroporto de Goiânia é inaugurado com a presença de Dilma Rousseff, em Goiás (Foto: Murillo Velasco/G1)Novo aeroporto tem capacidade para receber 6,5 milhões de passageiros por ano (Foto: Murillo Velasco/G1)

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Curiosidades


Qual o significado da palavra TURISMO?

A palavra deriva de tour, do latim tornare e do grego tornus, cujo significado é giro ou círculo. Turismo seria, portanto, o ato de partir e posteriormente regressar ao ponto inicial, sendo que o realizador deste giro é denominado Turista.

Significado de Turista

Indivíduo ou grupo de indivíduos que se deslocam do seu lugar de origem (moradia) para realizar viagem superior a 24h, usufruindo da infra-estrutura do local visitado, sem fixar residência ou renda, motivados por situações diversas (lazer, descanso, eventos, atividades).

O Turismólogo

O Turismólogo é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade.


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