terça-feira, 30 de abril de 2013

Turismo Imobiliário: Realeza do Qatar investe fortemente no mercado londrino de imóveis luxuosos


Realeza do Qatar domina mercado de imóveis de luxo em Londres

BERNARDO MELLO FRANCO
DE LONDRES

 Sheikh Hamad bin Khalifa Al Thani, emir do Qatar
 Foto: EUTERS/Mohammad Youssef

O arranha-céu mais alto, a loja de departamentos mais famosa, os prédios com os apartamentos mais caros. Em Londres, tudo isso agora pertence a um único dono: a monarquia árabe do Qatar.

Ex-protetorado do Reino Unido, o país do golfo Pérsico tem investido, desde 2010, uma parte expressiva das suas receitas com gás e petróleo em símbolos de poder e riqueza na capital britânica.

O último capítulo da ofensiva foi a compra do hotel Inter-Continental, na Park Lane. O negócio foi fechado no fim do mês passado por cerca de 400 milhões de libras, mais de R$ 1,2 bilhão.

O cinco estrelas será a nova joia de uma coroa que inclui a Harrods, onde londrinos e turistas fazem compras de luxo, e o One Hyde Park, condomínio que já vendeu uma cobertura pelo valor recorde de R$ 420 milhões.

A carteira imobiliária ainda inclui os prédios da Vila Olímpica, erguidos para abrigar atletas nos Jogos de 2012, e o The Shard, o edifício mais alto da Europa ocidental, cuja construção alterou a paisagem do centro de Londres.

Todos os investimentos são feitos pela QIA (Qatar Investment Authority), braço de investimentos do fundo soberano alimentado pela exportação de gás e petróleo.
A entidade faz mistério sobre números. Procurados, seus representantes em Londres negaram um pedido de entrevista para a reportagem.

Em seu site institucional, a QIA afirma que seu objetivo é diversificar as fontes de receita da economia do país.

Fora do Reino Unido, o Qatar tem feito outros investimentos. É em Londres, no entanto, que o país deixa sinais mais visíveis da sua riqueza. Em tempos de crise, a "invasão" é celebrada pelo governo britânico e pela realeza.

O emir Al Thani foi recebido pelo premiê David Cameron e dormiu no Palácio de Windsor, a convite da rainha.

Na semana passada, o prefeito de Londres, Boris Johnson, viajou para Doha atrás de novos investimentos. Na volta, escreveu um artigo no "Daily Telegraph" narrando conversas sobre o sex appeal dos camelos e a chegada de novos petrodólares.

Fonte: Folha de São Paulo

A Realeza do Qatar efetua grandes investimentos no rentável mercado de imóveis em Londres. O órgão nacional QIA (Qatar Investment Authority) responsável por ações financeiras, aplicando recursos em áreas cujo estímulo justifica grandioso interesse, adquire propriedades ampliando a soberania do país face às aplicações financeiras em execução. Emir Al Thani, em visita a Londres, ficou hospedado no Palácio de Windsor a convite da rainha. O prefeito londrino estabelece integração entre os países e em visita à cidade qatariana de Doha, narrou sua experiência político-comercial no jornal "Daily Telegraph", mencionando entrada de petrodólares e riquezas avaliadas.  

0 comments:



Curiosidades


Qual o significado da palavra TURISMO?

A palavra deriva de tour, do latim tornare e do grego tornus, cujo significado é giro ou círculo. Turismo seria, portanto, o ato de partir e posteriormente regressar ao ponto inicial, sendo que o realizador deste giro é denominado Turista.

Significado de Turista

Indivíduo ou grupo de indivíduos que se deslocam do seu lugar de origem (moradia) para realizar viagem superior a 24h, usufruindo da infra-estrutura do local visitado, sem fixar residência ou renda, motivados por situações diversas (lazer, descanso, eventos, atividades).

O Turismólogo

O Turismólogo é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade.


Publicidade

Fuso Horário

Brasília
Londres
Madrid
Washington
Berlim
Lisboa
Paris
Hong Kong

Visitantes Onlines

Seja Bem-Vindo(a)!