terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Plano busca reforçar imagem de Natal como destino turístico

Ações de marketing organizadas em conjunto com o MTur preveem a diversificação da oferta de atrativos da capital potiguar, a fim de minimizar efeitos da sazonalidade.

Forte dos Reis Magos em Natal. Crédito: Divulgação


Belezas naturais, aventura, artesanato, gastronomia e uma hospitalidade de tirar o chapéu. Estes e outros atributos fazem de Natal (RN) um dos pontos do Nordeste mais procurados por brasileiros e estrangeiros em temporadas de férias, especialmente no verão. E para consolidar a capital como um dos melhores destinos da América do Sul, um plano de Marketing, elaborado por uma consultoria privada e acompanhado pelo Ministério do Turismo, prevê a diversificação e a promoção de atrativos locais.
O objetivo é atingir mercados que se destacam na emissão de viajantes para a capital potiguar e também regiões com potencial neste sentido, contribuindo para reduzir efeitos da sazonalidade. O programa, que tem prazo de execução de cinco anos, busca otimizar a atuação dos setores público e privado para proporcionar ao visitante novas opções além das já consagradas sol e praia, que contemplem todos os perfis de turistas em diferentes épocas do ano.
O trabalho, essencial para períodos de baixa temporada, envolve o incentivo a eventos e a articulação com cidades vizinhas, como Tibau do Sul e Nísia Floresta, a fim de permitir a oferta conjugada de atrativos. O secretário de Turismo de Natal, Carlos Frederico Queiroz, elogia o apoio do MTur e aposta em avanços. “O Ministério acompanhou todo o processo, validando o plano para que seja eficaz. O principal ponto é o aumento do fluxo turístico, com a indicação de mercados onde precisamos investir e a divulgação de nossas potencialidades na mídia”, explica.
O plano estabelece ações que garantam a presença de Natal nas principais feiras e eventos de turismo. Também é indicada a realização de famtours com agentes de viagens, de forma a estimular a comercialização do destino. O ministro do Turismo, Marx Beltrão, observa que o plano reforça a promoção de atrativos do Nordeste e ajuda a fortalecer o setor como importante atividade econômica. “Esse trabalho se soma aos nossos esforços para divulgar as riquezas do Nordeste e incentivar a procura de destinos, movimentando a economia. A região inclusive é tema de uma campanha publicitária do Ministério do Turismo, que, em breve, vai promover as belezas de todo o país”, adianta.
O plano abrange ainda a criação de uma marca turística oficial de Natal, maior presença em redes sociais e a atualização do seu portal promocional de turismo, além do desenvolvimento de um aplicativo sobre o destino.
As ações de marketing integram o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) de Natal, financiado e validado pelo MTur. O documento define medidas como o aproveitamento do potencial náutico, a recuperação e a proteção do patrimônio cultural e natural e a capacitação profissional da cadeia turística. A aprovação do PDITS permite à capital pleitear recursos públicos, a exemplo do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), para reforçar potencialidades e sua infraestrutura.
PRODETUR - O programa tem o intuito de fortalecer o papel do MTur no desenho e na execução de políticas públicas, bem como contribuir para a estruturação de destinos e o fomento ao desenvolvimento regional por meio de financiamentos externos. Desde a sua criação, em 2008, o Prodetur formalizou aproximadamente US$ 900 milhões em contratos assinados entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e os estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe, bem como Fortaleza e Manaus.
Fonte: Ministério do Turismo (Por André Martins)

0 comments:



Curiosidades


Qual o significado da palavra TURISMO?

A palavra deriva de tour, do latim tornare e do grego tornus, cujo significado é giro ou círculo. Turismo seria, portanto, o ato de partir e posteriormente regressar ao ponto inicial, sendo que o realizador deste giro é denominado Turista.

Significado de Turista

Indivíduo ou grupo de indivíduos que se deslocam do seu lugar de origem (moradia) para realizar viagem superior a 24h, usufruindo da infra-estrutura do local visitado, sem fixar residência ou renda, motivados por situações diversas (lazer, descanso, eventos, atividades).

O Turismólogo

O Turismólogo é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade.


Publicidade

Fuso Horário

Brasília
Londres
Madrid
Washington
Berlim
Lisboa
Paris
Hong Kong

Visitantes Onlines

Seja Bem-Vindo(a)!