quinta-feira, 28 de março de 2013

Criada taxa sobre aquisição de pacotes turísticos e passagens aéreas na Argentina, Governo pretende amenizar crise econômica interna


Argentina cria taxa para passagens aéreas e pacotes

As medidas do governo argentino para controlar a fuga de dólares do país devem seguir afetando o turismo – com impacto direto agora no turismo brasileiro, uma vez que os argentinos são número um no ranking de visitantes estrangeiros que o Brasil recebe. Nesta semana, o governo de Cristina Kirchner determinou a elevação de 15% para 20% no imposto pago nas compras realizadas com cartão de crédito no Exterior, segundo a resolução 3.450 da Afip, órgão equivalente à Receita Federal. No Brasil, essa taxa é de 6%. 

De acordo com a resolução, a mesma taxa, de 20%, será aplicada à compra de pacotes turísticos e passagens aéreas, segundo o diretor da Afip, Ricardo Etchegaray, que, no final do ano passado, em anúncio de outras medidas para retenção de dólares, havia afirmado que o intuito era “fazer com que os argentinos passem o verão na Argentina”, segundo o diário El Clarín. As medidas provocaram disparada no valor do dólar no país, que já havia coibido a compra de moeda estrangeira pelos cidadãos. 

O presidente da Embratur, Flávio Dino, enviou ao Ministério do Turismo e ao Ministério das Relações Exteriores proposta de pedir ao governo da Argentina para que suspenda, pelo menos durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a taxa adicional de 20% sobre as passagens e pacotes turísticos ao Brasil. O objetivo, segundo a Embratur, é garantir a vinda de turistas interessados em acompanhar a visita do papa à América Latina. Em julho, o papa Francisco deve participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.


Fonte : Panrotas

O Governo de Cristina Kirchner na Argentina, utiliza uma medida que pretende driblar a crise econômica interna. Passaram a ser adotados mecanismos que evitem a fuga de dólares do país, dentre eles o aumento da taxa cobrada nas compras de passagens aéreas e pacotes turísticos. Outrossim, ficou mais difícil para os argentinos utilizar o cartão de crédito no exterior. A taxa para esse serviço passou de 15% para 20%. Tal mudança visa estimular o turismo interno. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) solicitou acordo por intermédio do Ministério do Turismo e Ministério das Relações Exteriores, para anulação das medidas durante a Jornada Mundial da Juventude a ser realizada no Rio de Janeiro, tendo em vista permitir que turistas argentinos participem do evento aonde o papa visitará a América Latina durante o mês de julho próximo.  

0 comments:



Curiosidades


Qual o significado da palavra TURISMO?

A palavra deriva de tour, do latim tornare e do grego tornus, cujo significado é giro ou círculo. Turismo seria, portanto, o ato de partir e posteriormente regressar ao ponto inicial, sendo que o realizador deste giro é denominado Turista.

Significado de Turista

Indivíduo ou grupo de indivíduos que se deslocam do seu lugar de origem (moradia) para realizar viagem superior a 24h, usufruindo da infra-estrutura do local visitado, sem fixar residência ou renda, motivados por situações diversas (lazer, descanso, eventos, atividades).

O Turismólogo

O Turismólogo é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade.


Publicidade

Fuso Horário

Brasília
Londres
Madrid
Washington
Berlim
Lisboa
Paris
Hong Kong

Visitantes Onlines

Seja Bem-Vindo(a)!